sexta-feira, 7 de junho de 2024

Um Jantar Muito Original


 

Um Jantar Muito Original por Fernando Pessoa

 

Publicam-se neste livro da Relógio d’Água dois contos de Fernando Pessoa escritos em inglês e assinados com o pseudónimo de Alexander Serach. A tradução para português coube a Maria Leonor Machado Sousa.

 

A inspiração em Edgar Allan Poe transpira em cada linha destes textos de horror e perversidade. O primeiro, Um Jantar Muito Original, fala-nos de uma vingança servida a quente e o segundo, A Porta, largamente incompleto, de uma estranha obsessão. O primeiro passado à mesa envolve uma Sociedade Gastronómica e o seu lunático e malévolo Presidente, o segundo, situado num enorme Castelo, um jovem sensível preso a um comportamento compulsivo.

 

Fernando Pessoa (1888-35), escritor português, considerado o nosso maior poeta do século XX, espraiou a sua obra sob diversos heterónimos e semi-heterónimos, como Alexander Search que descreveu como “um habitante do inferno”.  Os textos com esta assinatura datam de 1907 altura em que Pessoa estudava na África do Sul onde residia com a mãe o padrasto diplomata. Deu a Alexander Search um irmão chamado Charles James Search com que criou alguns poemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário