domingo, 2 de junho de 2024

A Zona Interdita


 

A Zona Interdita por Mary Borden


Um livro comovente, que nos deixa em lágrimas, sobre a humilde, ignorada mas enérgica e decisiva luta contra a Dor e a Morte num hospital de campanha a poucos quilómetros da frente de combate entre franceses e alemães durante a I Grande Guerra algures na Bélgica.

 

No meio da lama, com parcas condições, escassos medicamentos, um pequeno grupo de médicos, enfermeiros, maqueiros e auxiliares teimam em tratar os estropiados, os feridos, os gaseados que chegam ininterruptamente das trincheiras. Estes soldados, simples camponeses oriundos da França profunda, sofrem em silêncio, são gentis e delicados com as enfermeiras, nunca querendo dar trabalho, sempre pedindo desculpa pelo incómodo. Amputados morrem de gangrena, recuperados voltam para o campo de batalha, ninguém escapa ao terrível destino da Guerra.

 

Estes humildes soldados, velhos que vieram substituir os filhos mortos na primeira fase da guerra, curvados pela idade, pelo peso das mochilas e pela vivência da mortandade da guerra, aceitam o seu fado, a sua sorte e partem para a Morte.

 

Mary Borden (1886-1968), milionária, montou e geriu, com o seu dinheiro, um hospital para os soldados feridos.

Sem comentários:

Enviar um comentário