sexta-feira, 15 de agosto de 2014

O Inverno do  nosso descontentamento por John Steinbeck

Fortunas erguidas sobre crimes, trapassas e mentiras. Famílias antigas unidas pelo ódio e pelos negócios e pela política.

Usar a informação de forma impiedosa, sacrificar os amigos, denunciar quem lhe estende a mão, o caminho para a fortuna pode ser percorrido rapidamente mas significa abandonar todos os valores morais, todas as prescrições éticas e praticar secretamente todas as vilanias, esmagando tudo e todos. Uma guerra não declarada mas sem tréguas, em que tudo vale.

Mas para resultar são necessários um pouco de sorte, uma dose de astúcia e um secretismo total para não se ser descoberto.  E acima de tudo, como sabemos, aproveitar todas as oportunidades.

Ethan não hesita em dar a estocada final no seu melhor amigo, em planear um assalto ao Banco do seu futuro sócio. O seu filho educado na mesma ausência de escrúpulos, ganha um importante prémio escolar com um trabalho plagiado apenas para ser humilhado publicamente e denunciado pela própria irmã.

Este livro mostra-nos como um homem pode ser tentado a sair do seu caminho, modesto mas honrado, pela ambição e pelo apelo do dinheiro e do poder.


Este foi o último romance, embora não a última obra literária, de John Steinback tendo sido publicado em 1961 um ano antes do autor receber o Prémio Nobel da Literatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário